As reservas brasileiras provadas de petróleo e gás natural fecharam 2007 em 12,6 bilhões de barris e 364,9 bilhões de metros cúbicos, respectivamente.
Os dados fazem parte da planilha de dados já atualizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e apontam para um incremento no ano passado de 3,6% (442 milhões de barris) nas reservas de petróleo e de 4,9% (17 bilhões de metros cúbicos) nas de gás natural.
Divulgados nesta terça-feira (19/02) pela ANP, os dados indicam, ainda, que mais uma vez a principal contribuição para o aumento das reservas veio da Bacia de Campos, na região Norte do estado. Maior província petrolífera do país, a Bacia de Campos responde por mais de 80% de toda a produção nacional – hoje em cerca de 2 milhões de barris de petróleo por dia.
A nota da ANP informa que o principal aumento das reservas provadas de gás natural ocorreu na parte da plataforma continental confrontante com o estado do Espírito Santos, concentrada, principalmente no Campo de Jubarte.
(Por Nielmar de Oliveira, Agência Brasil, 19/02/2008)