A Petrobras, a empresa japonesa Mitsui e a brasileira Camargo Corrêa firmaram acordo nesta terça-feira (19/02) para a criação de uma empresa que realizará as fases do projeto conceitual e básico do alcoolduto a ser construído entre os municípios de Senador Canedo (GO) e Paulínia (SP).
O objetivo é escoar a produção de etanol da região Centro-Oeste, passando por Uberaba (MG) e Ribeirão Preto e Guararema (SP). Segundo informações da estatal, do terminal de Guararema, o duto seguirá para o de São Sebastião, no litoral norte do estado, e daí para o da Ilha d'Água, no Rio de Janeiro.
O projeto, cuja execução ficará sob a responsabilidade da Petrobras, inclui ainda um segundo trecho que ligará a Hidrovia Tietê-Paraná ao Terminal de Paulínia.
Entre Guararema e Paulínia, o alcoolduto terá capacidade de escoar até 12 milhões de metros cúbicos de etanol por ano. Deste total, cerca de 4 milhões de metros cúbicos serão escoados pelo Terminal da Ilha d'Água e aproximadamente 8 milhões, pelo de São Sebastião
(Por Nielmar de Oliveira, Agência Brasil, 19/02/2008)