Os 14 deputados do PV se reuniram hoje com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para apresentar sugestões e cobrar medidas para combater a devastação na Amazônia. A bancada discutiu com a ministra um documento com as reivindicações do partido para reduzir o desmatamento. Esse documento foi entregue na noite de terça-feira (19/02) ao ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, e ao líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS).
Na opinião do líder do PV, deputado Sarney Filho (MA), o Ministério do Meio Ambiente não tem condições de, sozinho, desenvolver a política ambiental brasileira. Por isso, a bancada pretende cobrar uma posição mais efetiva do governo em uma reunião com o presidente Lula.
Fiscalização e desenvolvimento
Sarney Filho aponta medidas de fiscalização e desenvolvimento sustentável como condições para a preservação da floresta. "O governo até hoje não tem uma política de desenvolvimento para a Amazônia e não sabe o que deseja. Isso dá a impressão de que a Amazônia continua a ser, para o governo, uma fronteira agrícola a ser vencida, e não um bioma que presta serviços relevantes à humanidade", disse.
As sugestões do documento incluem um pacto pelo desmatamento zero. A proposta já foi lançada na Câmara no ano passado, com o apoio da Frente Parlamentar Ambientalista e de organizações não governamentais, como o Greenpeace, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia e a Conservação Internacional.
(Por Mônica Montenegro, Agência Câmara, 19/02/2008)