Secretária de Saúde de Nova Mutum diz que população deve se manter atenta.Denúncia ao Ministério Público deve ser feita após três notificações e multa.
A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Mutum (MT) decidiu denunciar ao Ministério Público os moradores que não colaboram no combate à dengue.
Segundo a secretária Anke Helga Shwabe, após três notificações por falta de cuidados com o quintal, o morador será multado (em até R$ 2 mil) e, em seguida, receberá uma visita do agente de saúde.
Com a multa paga ou não, se a pessoa não tiver resolvido o problema de acúmulo de lixo e de água, será denunciada ao Ministério Público. "Tomamos essa decisão após uma conversa com o promotor local", disse a secretária ao G1. "A punição vai variar de caso a caso. Mas acredito que apenas o contato com o Ministério Público já deve deixar o morador mais alerta."
A Secretaria de Saúde destaca que as atuais condições climáticas (com chuvas e calor) são propícias à proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue. "Não podemos mais nos omitir, temos de manter alerta máximo e cuidados reforçados para evitar uma explosão de casos de dengue", afirma Anke.
O mosquito transmissor da doença se reproduz em água parada. A Prefeitura de Nova Mutum lembra que, para prevenir a proliferação do Aedes aegypti, é necessário esvaziar garrafas, colocá-las de boca para baixo, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e cobrir bem tonéis e caixas d'água.
(
G1, 20/02/2008)