Ao comparecer à reunião da Comissão Especial dos Carroceiros nesta segunda-feira (18/02), na Câmara Municipal, o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) entregou aos vereadores projeto que estabelece recomendações sobre os cuidados com animais de tração. Segundo Rosane Machado, coordenadora do estudo, o objetivo do documento é preservar o bem-estar dos cavalos utilizados como motor gerador de renda de famílias pobres. “Não estamos aqui para definir se o projeto de lei que retira os carroceiros das ruas está certo ou errado, só queremos ressaltar que, caso seja permitido o trânsito destes veículos, eles devem ser realizados da melhor forma possível”, apontou.
De acordo com Air Fagundes, presidente da entidade, o estudo ainda está em fase de conclusão, mas entre as sugestões principais do ofício está a integração de veterinários especializados no quadro funcional da Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre – EPTC. “Só assim teremos mais cuidado com os animais que forem mal tratados. Cabe à EPTC controlar a circulação destes cavalos”, explicou.
A finalização oficial do estudo será feita no dia 28 de fevereiro quando o Conselho se reunirá com médicos e representantes de Centros de Zoonoses para fechar questão sobre o assunto. O presidente da Comissão, vereador Adeli Sell (PT), destacou que o estudo será de extrema importância para o desenvolvimento do relatório que será entregue à presidência da Casa no dia 10 de março. Participaram da reunião os vereadores Maria Luiza (PTB) e DJ Cassiá (PTB).
Sobre a Comissão
Criada em outubro de 2007, a Comissão Especial dos Carroceiros tem por objetivo agregar posicionamentos da sociedade civil para enriquecer o debate em torno do projeto de lei que disciplina a circulação de carroças em Porto Alegre. A proposta, de autoria do vereador Sebastião Melo (PMDB), está em tramitação no Legislativo Municipal e deve entrar em votação ainda este ano.
(Por Ester Scotti, Ascom CMPA, 19/02/2008)