A China preparou uma série de medidas destinadas à proteção do meio ambiente, à medida que o projeto da represa de Três Gargantas se encaminha para ser concluído neste ano, disseram construtores da represa.
De acordo com a conferência de trabalho em andamento da Companhia do Projeto de Três Gargantas na China, várias instalações a favor da proteção ambiental serão construídas neste ano, a fim de minimizar e tratar com os problemas ambientais na área da represa.
As instalações incluem uma fábrica de água em Yingzizui, uma fábrica de processamento de resíduos aquáticos em Letianxi, um campo de processamento para controlar o crescimento de alga e tratar a lama da água, assim como um centro de criação destinado à proteção das espécies de peixes no curso superior do rio Yangtze.
De acordo com o plano, uma série de medidas será implementada para enfrentar o desmoronamento, deslizamentos de escombros e outros perigos geológicos ao longo das estradas que atravessam a área, além de reforçar a represa com o plantio de mais árvores ao redor.
Li Yong'an, diretor da companhia, disse que o sucesso da represa constituirá orgulho e trará prestígio mundial para a China. "Sendo a maior usina hidrelétrica do mundo, as Três Gargantas atrairão a sociedade internacional neste ano, quando a China será centro das atenções por ser o país anfitrião da Olimpíada", indicou.
Li pediu que todos os membros da companhia continuem trabalhando conforme os mais altos padrões no processo de construção, operação e administração do projeto. "Uma Três Gargantas com qualidade excelente e amigável com o meio ambiente elevará a imagem internacional deste feito de engenharia e mostrará as realizações e a força da nação chinesa", assinalou o diretor.
A represa, de 185 metros de altura acima do nível do mar e com uma capacidade de 39 bilhões de metros cúbicos de reserva de água, começou a ser construída em 1994, a fim controlar as inundações periódicas do rio Yangtse e gerar energia limpa.
(
CRI, 19/02/2008)