A comissão executiva da 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, que vai acontecer nos dias 30 e 31 de maio, em Gravataí, volta a se reunir no próximo dia 29 de fevereiro, às 10h, na sede da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA).
Na pauta, entre outros pontos, o tema central do evento e a mobilização da sociedade para a conferência estadual, programada para os dias 8 e 9 de março, em Porto Alegre. Um grupo de trabalho designado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) está acertando detalhes para a infra-estrutura da programação local, que em 2006 teve mais de 700 pessoas inscritas.
Temas
“Mudanças Climáticas na Perspectiva da Sustentabilidade" será o tema central da conferência. Pelo menos três subtemas farão parte do programa em estudo pela comissão: "Desenvolvimento Econômico compatível com as questões socioambientais", "Planejamento Territorial visando a proteção da biodiversidade" e "A otimização da utilização dos recursos hídricos", pontos até agora colocados como prioridade. Está em análise a possibilidade da realização de uma pré-conferência oportunizando um debate entre as opiniões sobre a problemática do aquecimento global.
Mobilização
Conforme o diretor-técnico da FMMA, Maurício Colombo, todos os segmentos são convidados, desde já, para a conferência local e para o evento estadual. Nos próximos dias serão divulgados detalhes quanto à forma de inscrição, o local e o programa oficial. Além de Maurício Colombo, a FMMA está representada por Norine Paloski e Claudio Wurlitzer; a Secretaria de Educação, através de Cristine Castro; a Secretaria de Coordenação e Planejamento com Elenice Gonzatto; a Emater, com a vice-presidente do CMMA, Veroni Raubert; e o empresário Francisco Steffens, do Sindilojas. A comissão será ampliada a partir da reunião do dia 29, e em março, quando todos os órgãos e entidades retomarem a rotina de trabalho na volta das férias.
(Ascom Prefeitura de Gravataí, 19;02/2008)