Um terremoto de 7,6 graus de magnitude na escala Richter atingiu nesta quarta-feira o norte da ilha indonésia de Sumatra. O Centro Geofísico e Meteorológico da Indonésia descartou a possibilidade, no entanto, que o abalo tenha formado um tsunami.
Um funcionário do Centro declarou que o terremoto "ocorreu na ilha, não no mar", e que por isso não deve originar as temidas ondas gigantes. Não há, até o momento, informações sobre vítimas ou danos materiais.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica no mundo todo, o terremoto ocorreu às 5h8min (de Brasília) e teve seu epicentro a 330 quilômetros a sul-sudeste de Banda Aceh, capital da província de Aceh — a 35 quilômetros de profundidade.
Em 26 de dezembro de 2004, um terremoto de 9 graus atingiu a Sumatra e originou um tsunami que matou 170 mil pessoas na Indonésia, a maior parte em Aceh. A Indonésia está localizada sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida por cerca de 7 mil tremores ao ano, a maioria de pequena magnitude.
(
Diário Catarinense, 20/02/2008)