Uma operação policial realizada na região metropolitana de Belo Horizonte (MG) resultou nesta terça-feira na detenção de 28 pessoas por crime ambiental. Durante a ação, foram apreendidos 466 pássaros silvestres, além de drogas e armas.
Segundo o setor de relações públicas da Polícia Militar do Estado, a ação começou por volta das 6h e será realizada ao longo do dia para cumprir 63 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça de Minas. Participam dos trabalhos cerca de 200 agentes, entre policiais do 7º Batalhão de Polícia Ambiental, fiscais do Ibama (Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e Companhia de Missões Especiais da PM.
A operação, denominada Senhor dos Anéis 2, tem como objetivo desmantelar um esquema de comércio de pássaros da fauna silvestre. Segundo as denúncias, as pessoas detidas estão envolvidas num grupo que utiliza anilhas adulteradas ou falsificadas.
As anilhas são fornecidas pelo Ibama para serem utilizadas em pássaros da fauna silvestre, criados legalmente em cativeiro. Os agentes vistoriam locais que servem como depósito de animais e que serviriam de pontos de comércio de possíveis traficantes de pássaros.
Além das pessoas detidas --que foram encaminhadas às delegacias de Policia Civil para registro de termo circunstanciado (espécie de boletim de ocorrência de menor potencial ofensivo)-- foram apreendidos cerca de 2 kg de drogas como maconha e cocaína, além de cerca de 30 cartuchos de munições de diversos calibres.
A operação realizada nesta terça-feira é uma continuidade de uma ação deflagrada em 21 de novembro de 2006. À época, a Polícia Ambiental de Minas apreendeu 287 pássaros silvestres que eram mantidos em cativeiro de forma ilegal.
(
Folha Online, 19/02/2008)