Previsão do Dnit é de que as obras na interseção comecem em até 45 dias
A aguardada construção de um novo trevo no cruzamento das BRs 116 e 386 depende apenas da liberação da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). No local, o fluxo de veículos chega a 100 mil por dia. A previsão da superintendência regional do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) é de que os trabalhos comecem em até 45 dias. Ainda dentro do mesmo programa para desafogar o fluxo da BR-116, a obra de duplicação da ponte sobre o rio Gravataí, na divisa de Canoas e Porto Alegre, depende da aprovação do orçamento da União, previsto para acontecer até o final de março.
O trabalho no trevo já teve o seu levantamento topográfico realizado ainda em janeiro. Segundo o superintendente regional do Dnit, Marcos Ledermann, a concessionária contratada - a M. Martins-Deter - aguarda apenas a liberação final da Fepam para começar os trabalhos. “É o último passo. Já tínhamos uma liberação inicial, mas agora aguardamos a aprovação para construção”, afirmou Ledermann. “Em até 45 dias o trabalho já vai estar a mil”, garante. Depois disso, a previsão é de 24 meses para o término das obras, seguindo uma das determinações do governo federal de concluir antes do final de 2010. “Além disso, já estão bem encaminhados os contatos com a CEEE e a Trensurb, já que sofrerão interferência pelas obras”, relatou o superintendente.
O trevo faz parte do programa BR-116/RS - Via Expressa e possui um orçamento de R$ 49 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O projeto contará também com três novos viadutos: um para o motorista que vem pela BR-116 Norte, para ingressar diretamente na Tabaí, e outro que vem da BR-386, ligando com a BR-116 Sul, em direção a Porto Alegre. Ambos com 345 metros de extensão. O terceiro será paralelo ao já existente, com 115 metros de comprimento. Com isso, será possível acessar da BR-116 nos dois sentidos e sem precisar fazer desvios. Atualmente somente o sentido Capital-Interior da BR-116 tem ligação com a Tabaí.
Além da interseção entre as rodovias, estão previstas outras obras para a melhoria na BR-116. Para diminuir os congestionamentos, que acontecem principalmente, nos finais das tardes no sentido Capital-Interior, a ponte sobre o rio Gravataí será duplicada. Com um valor de R$ 9,5 milhões, a obra aguarda pela aprovação do orçamento para o Dnit pelo governo federal.
(Por Rovani Freitas, Diário de Canoas, 18/02/2008)