Diretores da estatal Companhia Cubana de Petróleo (Cupet) estiveram ontem (18/02) na sede da Petrobras, onde se encontraram com o presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli, conforme nota divulgada hoje pela petrolífera brasileira. Segundo o comunicado, a visita do diretor-geral da companhia Fidel Rivero Prieto e de outros executivos da estatal de Cuba resulta do acordo de cooperação assinado entre as duas empresas no dia 15 de janeiro, em Havana, durante visita oficial do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo a Petrobras, as duas empresas têm acordo na área de exploração e produção, prevendo a avaliação do potencial de blocos offshore (ao largo da costa) na parte cubana do Golfo do México. Desde o final da década de 90, empresas estrangeiras foram autorizadas pelo governo cubano a operar nesta região.
O convênio prevê também a análise técnica e econômica para a construção de uma fábrica de lubrificantes em Havana. Também estão sendo realizados estudos que visam ao estabelecimento de acordos para manutenção de sistemas, equipamentos e instalações e também parcerias nas áreas de pesquisa e desenvolvimento e recursos humanos, diz ainda o comunicado da Petrobras.
(
A Tarde, 18/02/2008)
--