Quatro poços e duas fontes drenadas que abastecem os moradores da área urbana estão secando
Os cerca de 800 habitantes da área urbana do município de Centenário, a 36 quilômetros de Erechim, enfrentam racionamento de água. Por decisão da prefeitura, o abastecimento diário é feito no período das 7h às 17h. 'A água está terminando nos quatro poços e nas duas fontes drenadas que abastecem a cidade', explica o secretário municipal de Agricultura, Genoir Florek. Como cerca de 70% dos moradores têm caixa própria, o produto é economizado para não faltar à noite.
Os cortes de água na área urbana começaram há duas semanas, mas os efeitos da estiagem castigam Centenário desde a segunda metade de dezembro de 2007. Em janeiro, foi preciso iniciar o transporte do produto para propriedades rurais. Um caminhão-pipa socorre 40 famílias, que recebem 30 mil litros por dia. A situação está mais difícil nas localidades de Linha Serafini, Lajeado André, Barão do Rio Branco, Rio Branco Baixo e Rio dos Índios. No domingo, choveu na região, porém em quantidade insuficiente.
No município de Mariano Moro, a prefeitura retomou o transporte de água na última sexta-feira. São apenas três famílias, nas linhas Voluntária e Rio Branco, que recebem 25 mil litros a cada três dias. A situação, no entanto, deve piorar se não chover forte em breve. No fim de semana, o índice de precipitação atingiu 18 milímetros. O produto é para consumo de animais. Em Maximiliano de Almeida, utilizando um caminhão emprestado pelo Daer, a Secretaria da Agricultura leva 35 mil litros/dia para o interior do município. São cinco cargas de 7 mil litros para as linhas Ipiranga, Floresta e Crestani. Em Severiano de Almeida, onde a última chuva foi de apenas 19 milímetros no dia 11, são abastecidas 15 famílias nas linhas São Paulo, Mirim, São Cristóvão e Tigre. Também enfrentam problemas de abastecimento propriedades rurais de Viadutos, Carlos Gomes, Marcelino Ramos, Paim Filho e Machadinho, que está em situação de emergência desde 1º de fevereiro.
(Correio do Povo, 19/02/2008)