A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) transferiu a concessão do complexo hidrelétrico São João e Cachoeirinha para a Gerdau. As usinas terão capacidade instalada de 60 MW (megawatts) e 45 MW, respectivamente.
Segundo a Aneel, o cronograma das obras está atrasado por causa de "impasses com licenças ambientais". A agência espera a proposta da Gerdau para definir novo cronograma.
Por meio de nota, a Gerdau diz que seu "objetivo é diminuir custos e reduzir a exposição do grupo aos aumentos futuros de preços da energia elétrica".
João Mello, da consultoria Andrade & Canellas, afirma que é interessante para as grandes indústrias investirem em autogeração de energia. Mello afirma, porém, que desde 2004, quando foram definidas novas regras para comercialização de energia elétrica, grandes indústrias foram desestimuladas a investir em autogeração por causa das condições da concessão.
Antes de 2004, a compra de energia podia ser feita por meio de contratos bilaterais. Agora, é feita por leilões regulados. Segundo a Aneel, esse modelo estimula a competitividade.
(Folha de São Paulo, 19/02/2008)