A governadora Yeda Crusius tratará, nesta terça-feira (19/02), em Brasília, de investimentos nas áreas de energia e infra-estrutura no Rio Grande do Sul. Yeda se reunirá com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. A pauta integra a agenda estratégica do governo estadual para eliminar gargalos que impedem o desenvolvimento sustentado do Estado. “São ações estruturantes, da maior importância para o Rio Grande do Sul, e espero buscar uma solução imediata junto ao governo federal”, avalia a governadora.
Na pauta da energia, uma das questões mais importantes é a mobilização da região das Missões em torno das obras da Usina Hidrelétrica Binacional de Garabi, em Garruchos, na fronteira com a Argentina. A capacidade de produção estimada é de 1860 MW, pouco mais da metade do consumo atual do Estado, que é de 3400 MW. O empreendimento modificará o mapa econômico e social das Missões, com geração de emprego, renda e capacitação técnica. Os prefeitos de Garruchos, Roque Gonzalez, Pirapó, Porto Xavier e São Luiz Gonzaga, e deputados federais e estaduais acompanharão a audiência com o ministro Edison Lobão.
Também serão debatidos, entre outros assuntos, as formas de financiamento para o plano de expansão da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), bem como a inclusão do carvão como alternativa energética brasileira. Também está prevista a assinatura de aditivo contratual entre a CRM e a CGTEE para fornecimento de carvão beneficiado para a Fase C da Usina Termelétrica Presidente Médici, na Mina de Candiota.
Ao ministro Edison Lobão, Yeda solicitará ainda um marco regulatório para a comercialização de energia eólica, garantindo um leilão específico para essa fonte, em atendimento à reivindicação de municípios da Fronteira e Metade Sul. Ainda em benefício dessas regiões, a governadora debaterá a implantação de terminal de gaseificação da Sulgas e a prospecção de petróleo e gás natural na Bacia de Pelotas.
(Ascom Governo do Estado do RS, 18/02/2008)