Membros da Comissão Nacional do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Acidentes Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2) estarão reunidos nesta terça (19/02) e quarta-feira (20/02) em Rio Branco (AC) para discutir questões relativas ao Setor de Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos no estado. A comissão é composta por representantes do Ministério do Meio Ambiente (Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, Fundo Nacional do Meio Ambiente e Ibama), do Ministério da Saúde (Secretaria de Vigilância em Saúde) e do Ministério da Integração Nacional (Secretaria Nacional de Defesa Civil).
O P2R2 tem por objetivo o aperfeiçoamento do processo de prevenção, preparação e resposta rápida a emergências ambientais no País, nos três níveis de governo, visando resultados efetivos na melhoria da qualidade ambiental e, conseqüentemente, uma maior qualidade de vida para a população. O MMA, como coordenador do Plano, tem a missão de apoiar a formação das Comissões Estaduais do P2R2. A eficácia do P2R2 depende, fundamentalmente, do fortalecimento das Comissões Estaduais e dos órgãos e instituições que a compõem, agregando todos os setores direta ou indiretamente envolvidos na gestão de riscos químicos nos estados, a fim de se reduzir a ocorrência desses acidentes.
O MMA tem realizado um trabalho de fomento aos Estados para que estes possam, por meio da metodologia de Mapeamento de Áreas de Risco, mapear e caracterizar os empreendimentos e atividades potencialmente impactantes, as áreas contaminadas e passivos ambientais, os sítios frágeis ou vulneráveis, o histórico de ocorrência de acidentes e as unidades de resposta, identificando as áreas mais propensas à ocorrência de acidentes com produtos químicos perigosos. Na oportunidade, o estado do Acre apresentará os resultados do convênio "Caracterização de Mapeamento de Áreas de Riscos com Produtos Químicos Perigosos no Estado do Acre", celebrado em 2004 com o MMA, em fase final de execução. Na seqüência, ainda em fevereiro, a mesma equipe deverá visitar os estados da Bahia e do Ceará.
(Ascom MMA, 18/02/2008)