Durante a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades, que se encerrou sábado (16/02), no Centro de Eventos da PUCRS, os prefeitos de municípios da França e Peru fecharam um acordo. O objetivo é promover o desenvolvimento local através do intercâmbio entre as culturas sobre boas práticas de governança. Além da troca de experiências, o Convênio de Amizade e Cooperação da Municipalidade de Brou sur Chantereine, França, e a Municipalidade Distrital de Monobamba, Peru, propõe a capacitação de pessoas e o desenvolvimento de projetos urbanistas. O prefeito de Monobamba, Julio César Mungi Núñez, diz que irá trabalhar para que o acordo não fique apenas em palavras.
Outra parceria estabelecida no evento aconteceu entre a cidade de Porto alegre e Durban (África), que propõe intercâmbio para troca de tecnologias sociais, parceria para que Porto Alegre se solidarize aos seus esforços em alargar a democracia participativa, tanto com o Orçamento Participativo quanto com a Governança Solidária Local. A proposta é do diretor regional da Eastern And Southerm Africa Regional Office, George Matovu. A idéia é que a assinatura desta parceria aconteça de 10 a 14 de março de 2008, em Durban, durante evento internacional.
Resumos
A Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades foi promovida pelas prefeituras de Porto Alegre e Roma, em parceria com o Ministério das Cidades, Confederação Nacional dos Municípios, Governo do Estado e Caixa Econômica Federal. Mais de 30 instituições nacionais e internacionais apoiaram a conferência, incluindo as três principais agências da Organização das Nações Unidas (Unesco, UN-Habitat e Undesa), Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Cidades e Governos Locais Unidos, Federação Latino-Americana de Cidades, Copesul e Gerdau.
Os resumos das atividades da Conferência, como painéis e palestras, continuam a ser disponibilizados no site do evento (www.cmdc2008.com.br), mesmo após o seu encerramento. No prazo de até 30 dias estará disponível uma publicação, de aproximadamente 200 páginas, sobre a conferência.
Números do evento
- 7.124 inscrições
- 560 palestrantes de mais de 80 países
- 280 atividades, realizadas durante quatro dias
- 250 credenciamentos de imprensa
- 439 prefeituras brasileiras
- 63 prefeituras internacionais
- 122 cidades internacionais
- 1039 cidades (total)
- 50 instituições internacionais
- 924 ONGs, Associações, Empresas, Sindicatos
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 18/02/2008)