Agilizar, debater, discutir e qualificar o projeto do plano diretor cicloviário. Com essas metas, se reuniram nesta segunda-feira (18/02) representantes de diversas entidades do ciclismo e o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Sebastião Melo (PMDB).
Melo destacou que Porto Alegre está atrasada nesse aspecto em relação à outras cidades. "A construção tem que ser coletiva. A nossa gestão tem em um de seus eixos o futuro da cidade, e com certeza a mobilidade urbana será um capítulo com prioridade", assegurou. O vereador garantiu que manterá um contato permanente com os ciclistas para resolver a situação.
Também participaram da reunião os vereadores Mauro Zacher (PDT) e Bernardino Vendruscolo (PMDB). Zacher analisou que batalhar pelos ciclistas é batalhar pela população de Porto Alegre. "Estamos atingindo não apenas os esportistas, mas os usuários do final de semana, os trabalhadores. O sentimento da população é de querer andar de bicicleta, mas sentir que não há segurança".
Mauro Gotler, coordenador do Movimento Cicloviário de Porto Alegre e representante do Insituto Pedala Brasil, lembrou que se o plano for viabilizado, trará melhorias para a saúde, o lazer e a qualidade de vida das população. "Os vereadores sabem que esse movimento vem há muito tempo. Um plano só se torna realidade se a sociedade exigir e estiver presente", observou. Gotler entregou aos vereadores um manifesto dos ciclistas. As entidades também convidaram para, no dia 25 de março, passeio ciclístico em comemoração ao aniversário de Porto Alegre.
(Por Taidje Gut, Ascom CMPA, 18/02/2008)