O início de março vai marcar também o começo do projeto SOS Castelhano, que visa promover a preservação do arroio. A largada para as ações em prol do curso d'água será dada nos dias 1º e 2 de março, com a realização da 1ª Cavalgada. O SOS Castelhano é realizado pela Associação Tradicionalista de Venâncio Aires (ATVA) e CTG Erva Mate, com colaboração do Rotary Clube Venâncio Aires e da Escola São Judas Tadeu. O apoio é da Prefeitura.
A cavalgada vai iniciar ao meio-dia do dia 1º, sábado, na ponte do Santarém, situada na divisa de Venâncio Aires com Cruzeiro do Sul. Está prevista para as 17h a chegada na ponte que liga Linha Cerrito a Linha Herval. A pousada será no ginásio da localidade, onde também haverá missa crioula, tertúlia e show com Volmir Martins.
Os cavaleiros continuam sua marcha no dia seguinte, domingo, dia 2, a partir das 8h. A cavalgada segue até a ponte sobre o arroio Castelhano em Linha Grão Pará. A chegada no local está prevista para o meio-dia. “Gostaríamos de fazer um chamamento à população que pretende manter a água limpa para que compareça”, convida Jairo Kroth, do CTG Erva Mate.
Para Juarez Rodrigues, membro do CTG, a chegada da cavalgada é uma oportunidade de reunir a família e os amigos e, ao mesmo tempo, participar de um projeto que visa preservar a fonte de água do município. “Quem abraça essa idéia, que vá receber a cavalgada. Pode levar um chimarrão, fazer um churrasco”, diz.
Conforme a organização do evento, todos os cavaleiros estão convidados a participar. Não é necessário se inscrever antecipadamente, basta comparecer na ponte do Santarém no horário previsto para saída. Ao todo, a cavalgada vai percorrer 30 quilômetros, sendo 16 na primeira parte (dia 1º) e 14 quilômetros na segunda etapa, realizada no domingo, dia 2.
O projeto
As atividades do SOS Castelhano serão iniciadas em março, mas o projeto não tem prazo para encerramento. “Tem início, mas não tem uma data para terminar, porque vai envolver educação, reflorestamento”, exemplifica Ricardo Strohschoen, do Rotary, completando que os organizadores estão abertos à participação de mais entidades.
Para Jairo Kroth, a principal meta do projeto é mostrar à população que se não houver preocupação com o arroio, principalmente com a sua limpeza e conservação, logo não haverá mais água. “O principal objetivo é conscientizar a população de que a água é vital”, afirma.
As ações do projeto serão definidas ao longo de sua realização. Mas, já está agendado para o dia 29 de março um mutirão de limpeza do arroio Castelhano, organizado pelo Rotary Clube Venâncio Aires.
Apresentação
O projeto SOS Castelhano já foi apresentado pelos organizadores à administração. Representantes das entidades envolvidas estiveram reunidas com o prefeito Almedo Dettenborn, o secretário de Meio Ambiente João Léo Gassen e a bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) Mariana Faria-Correa.
(Folha do Mate, 18/02/2008)