Após uma visita de uma dia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou de volta ao Brasil às 22h deste domingo (17/02) na Antártida. De acordo com a assessoria da Presidência da República, após uma escala no Chile, ele retorna à Brasília ainda na madrugada desta segunda-feira (18/02). Antes de sair da Antártida, em entrevista coletiva, Lula disse que o Brasil cumpre um papel importante na Antártida.
"Acho que todos os governantes e ministros precisam visitar a Antártica para conhecer e compreender o papel dos investimentos que o Brasil tem que fazer para tirar daqui experiências exitosas que possam ser pesquisas com resultados positivos para a humanidade e para o Brasil", afirmou o presidente.
"Nós temos uma base que é uma das mais importantes do continente Antártico, e depois da apresentação que a Marinha fez em Punta Arenas, eu disse ao ministro [da Ciência de Tecnologia] Sérgio Resende, disse ao ministro da Defesa [Nelson Jobim] e disse ao comandante Moura Neto que é importante que o Brasil coloque mais recursos para que a gente possa ter mais possibilidades de fazer pesquisa."
Para Lula, é preciso que haja um navio-laboratório maior e que a base brasileira seja um modelo de incetivo à pesquisa. "Temos condições para isso, temos pesquisadores, temos dinheiro e temos vontade política", disse o presidente.
"O Brasil, diferentemente de alguns países que têm interesse estratégico de transformar isso aqui numa parte do seu próprio país ou no seu próprio país, o Brasil tem como objetivo, pura e simplesmente, o de pesquisa."
(Agência Brasil, 17/02/2008)