O deputado estadual Alberto Oliveira (PMDB) participa, nesta segunda-feira (18/02), de audiência na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília, com o objetivo de obter informações sobre a telefonia móvel no Rio Grande do Sul. No ano passado, a Comissão de Assuntos Municipais, da qual Oliveira é titular, debateu a necessidade de implantação de telefonia celular móvel em cerca de 150 municípios gaúchos.
Em janeiro, a Anatel divulgou a lista das operadoras que levarão o sinal do sistema móvel às cidades que ainda não dispõem desta tecnologia. “Precisamos saber qual será a ordem de atendimento das regiões e os prazos”, justificou Oliveira. Já na terça-feira (19/02), o deputado estará acompanhando encontro no Ministério de Minas e Energia, juntamente com a governadora do Estado, lideranças da Fronteira Sudoeste e outros parlamentares da região, para reivindicar o estabelecimento de um marco regulatório nacional sobre energia eólica.
Nesta semana, Oliveira esteve com representantes da região durante audiência no Palácio Piratini, onde foram apresentados projetos de energia eólica para o Rio Grande do Sul pelo grupo espanhol Fortuny, localizados nos municípios de Jaguarão, Santana do Livramento e Piratini. “A Fronteira Sudoeste clama por estes investimentos, que vão gerar emprego, renda e desenvolvimento”, comentou o deputado. A estimativa de investimento para os três parques é de 500 milhões de dólares.
As obras devem começar em 2010, com previsão de término para o ano seguinte e de oferta de cerca de três mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos. A viabilização econômica dos projetos depende da criação de um marco regulatório nacional, com um leilão exclusivo para a fonte eólica a preços atrativos, o que será pleiteado junto ao ministro de Minas e Energia.
(Por Neusa Santos, Agência de Notícias AL-RS, 15/02/2008)