Mais um protocolo internacional de intenções foi assinado pela prefeitura de Porto Alegre, durante a Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades. O documento foi assinado pelo prefeito José Fogaça e representantes das prefeituras francesas de Marne e Brou sur Chantereine, na tarde de sábado (16/02).
Conforme Fogaça, o protocolo de cooperação e amizade visa a cooperação descentralizada de ações, especialmente nas áreas de participação democrática e meio ambiente. Com o documento ficou acordado que Porto Alegre irá fornecer capacitação necessária para habilitar os franceses a desenvolverem projetos de gerenciamento de resíduos sólidos e tecnologias sociais de participação como a Governança Solidária e Orçamento Participativo. "É uma grande satisfação poder contribuir para o aperfeiçoamento do sistema democrático das duas cidades, e que traga mais benefícios a todos como a geração de trabalho e renda", disse Fogaça ao prefeito de Brou sur Chantereine, Jean Marc Deschamps.
O presidente da ONG Solidariedade, Sérgio Amaral, informou que a iniciativa surgiu em 2003. "Este é uma cordo que vai muito além da formalidade entre prefeitos, pois envolve diretamente as comunidades e demais representantes da sociedade civil", observou. Também participaram do encontro o secretário municipal de Coordenação Política e Governança Local, Cézar Busatto, e o secretário adjunto, Toni Proença.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 16/02/2008)