Cerca de cem homens invadiram a propriedade e montaram barracos no local
Integrantes do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) voltaram a invadir a Fazenda Coqueiros, em Coqueiros do Sul, nesta tarde. A movimentação começou às 13h, no acampamento Passo do Cabrito, próximo à sede da fazenda, onde antes havia uma serraria. Cerca de cem homens invadiram a área de propriedade da família Guerra e, usando madeira do local, construíram 14 barracos — onde se instalaram —, e uma torre de observação.
A Brigada Militar foi acionada e um grupo sediado em Coqueiros do Sul foi ao local para monitorar a situação. Com a chegada de um pelotão de choque de Passo Fundo, o grupo recuou e permanece na divisa entre o acampamento e a fazenda, isolada do local por um cordão de policiais.
Outro grupo de 30 pessoas do acampamento Jandir, um dos três acampamentos mantidos pelo MST na divisa com a fazenda, tentaram se unir ao primeiro grupo, mas também recuaram. Com a permanência da Brigada Militar, funcionários da fazenda estão desmanchando os barracos construídos, sob os protestos do grupo de manifestantes.
A fazenda vem sendo alvo de invasões desde 2004 e esta é a 10ª invasão ao local. O grupo quer que a área seja desapropriada para reforma agrária.
(Marielise Ferreira, Zero Hora, 15/02/2008)