Uma luta de mais de três anos teve fim nesta quinta-feira (14/02), com a suspensão dos efeitos do decreto nº 41.672/2002, que proíbe a pesca do dourado e do surubim nos rios do Rio Grande do Sul.
O sinal verde para a captura das espécies de maior poder aquisitivo para os pescadores foi dado através de decreto assinado pela Governadora Yeda Crusius no Centro Administrativo do Estado. A oficialização da decisão do Executivo, que deverá ser publicada no Diário Oficial de amnhã, contou com a presença do deputado Carlos Gomes (PPS), porta-voz dos pescadores gaúchos nas tratativas pela alteração da lei.
“Foi uma vitória de 25 mil famílias que dependem da pesca para viver e estavam sendo massacradas por uma lei que discriminava apenas os nossos pescadores”, comentou o parlamentar, referindo-se à permissão da pesca das espécies em Santa Catarina e nos países que fazem fronteira com o Rio Grande do Sul.
Para o presidente da Federação dos Pescadores do Rio Grande do Sul, Vilmar Coelho, o envolvimento de Carlos Gomes na luta pela revisão do decreto foi fundamental para a vitória dos trabalhadores do setor. “Foi graças à intervenção constante e ao apoio incondicional do deputado Carlos Gomes nas negociações com o Poder Executivo durante o ano passado, que finalmente conseguimos reverter os efeitos do decreto”, reconheceu Coelho.
(Por Karine Bertani, Agência de Notícias AL-RS, 14/02/2008)