Milka e Tampa foram avaliados nesta quinta-feira no Criadouro Conservacionista São Braz
Os novos hóspedes do Criadouro Conservacionista São Braz, em Santa Maria, na região central do Estado, um tigre-de-bengala e uma leoa, batizados de Tampa e Milka, passaram por exames médicos na tarde desta quinta-feira.
Os animais foram anestesiados com dardos por um professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Durante o sono, foram colhidas amostras de sangue para a realização de um hemograma completo e também exames bioquímicos.
Os animais chegaram a Santa Maria no dia 2 de fevereiro apresentando desnutrição, desidratação e sinais de maus-tratos. O tigre, de 15 anos, e a leoa, 20, vieram de Panambi e pertenciam ao Circo Búfalo Negro, de Cachoeira do Sul.
Depois de receber denúncias anônimas de maus-tratos de animais no circo, um promotor público de Panambi mandou investigar o local. Ele constatou o estado de saúde debilitado e as precárias condições em que viviam os animais, que foram retirados do circo e levados para Santa Maria pela 2ª Companhia Ambiental do 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BM).
O criadouro ficará com a guarda provisória até que o Ibama determine se eles viverão de fato no local.
(Diário de Santa Maria, 14/02/2008)