Os parlamentares integrantes da Comissão Especial Para Analisar a Questão do Lixo da Assembléia Legislativa gaúcha aprovaram, nesta quinta-feira (14/02), o relatório final dos trabalhos, elaborado pelo deputado Miki Breier (PSB). O material de 131 páginas apresenta a realidade da situação do lixo no Estado e propõe medidas para resolver o problema.
Durante os 120 dias de trabalho, foram realizadas audiências públicas, visitas técnicas e enviados questionários para todas as prefeituras do Estado com o objetivo de verificar a situação do trato dos resíduos sólidos. De acordo com o relator, deputado Miki Breier, o documento mostra uma situação complicada. "É importante que divulguemos para o Estado que o problema do lixo não termina com a sacolinha de lixo que recolhemos, mas é um problema que atinge a todos, qual seja, o destino final dos resíduos sólidos", advertiu. O parlamentar defendeu a coleta seletiva com uma alternativa para o a questão. “É fundamental que se trabalhe desde a educação em casa e na escola para que se aprenda a separar o lixo e isso seja revertido em renda para pessoas e associações que trabalham com a reciclagem”, enfatizou.
A conclusão do relatório define a situação do lixo como grave, apontando para o enfrentamento desordenado do problema, para a ineficiência da fiscalização e ações desencontradas e compartimentadas. No entanto, foi constatada a existência de recursos humanos, científicos e tecnológicos que podem contribuir para o enfrentamento da situação.
O deputado Miki Breier ressaltou a iniciativa da Comissão de disponibilizar o relatório na internet para consultas ao invés fazer cópias. “Não imprimir o texto é uma medida importante que evita desperdício e preserva a natureza", destacou.
O relatório final será enviado a secretarias de Estado e prefeituras. No dia 28 de abril será realizado um evento na Assembléia Legislativa, que trará o assunto novamente à pauta, com a distribuição de material gráfico a prefeituras e escolas públicas.
(Por Lilian Martins, Agência de Notícias AL-RS, 14/02/2008)