A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) deverá iniciar em breve a construção do banco de sementes. A obra será possível devido a convênio com o Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) a partir de um projeto relativo à recuperação das nascentes do Arroio Dilúvio e seus afluentes que prevê o recebimento de R$ 500 mil, com R$ 230 mil de contrapartida da prefeitura.
O projeto foi elaborado em 2005 pelo biólogo Rodrigo da Cunha e envolve a Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), os departamentos de Esgotos Pluviais (DEP) e de Água e Esgotos (Dmae), a Prefeitura de Viamão e a Emater. A iniciativa atende à necessidade de se ter um local em condições de assepsia, manipulação e armazenamento de sementes. “As instalações serão construídas com a finalidade de implantação de um centro de referência na manipulação e armazenamento de sementes”, explica o secretário municipal do Meio Ambiente, Beto Moesch, acrescentando que a construção do banco de sementes aumentará a produção, permitindo atingir o plantio de 100 mil mudas em 30 meses, conforme o projeto.
O banco de sementes será construído no Viveiro Municipal, de acordo com as diretrizes do projeto para Recuperação das Nascentes do Arroio Dilúvio e seus Afluentes. Será um prédio de alvenaria, com câmaras frias para armazenamento das sementes e locais próprios para germinação, com aproveitamento da água da chuva para regar as mudas.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 14/02/2008)