O turismo na economia sustentável das cidades, com inclusão social e equilíbrio ambiental estará nesta sexta-feira (15/02) na pauta das discussões da Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades, evento que supera seis mil participantes de 80 nacionalidades no Centro de Eventos da PUC, em Porto Alegre (RS).
Às 15h, no auditório do primeiro piso do prédio 50, durante a rodada de comunicações em torno do eixo central dos debates do dia – Desenvolvimento Local em Cidades – o presidente da Federação Brasileira de Conventions & Visitors Bureaux, João Luis dos Santos Moreira, abordará os principais aspectos necessários à sustentabilidade de um destino turístico, seja ele uma cidade, região, país ou continente, visando à redução da sazonalidade no fluxo de visitantes e desequilíbrios na balança de pagamentos, a promoção da inclusão social, geração de emprego e a preservação ambiental. A mesa terá a coordenação do secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes.
Caminhos Rurais
Em outra comunicação, às 16h, na sala 614 do prédio 40, será apresentado o tema Porto Alegre Rural, com destaque para o roteiro turístico Caminhos Rurais desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) em parceria com a Emater-RS e empreendedores rurais de 11 bairros da Zona Sul da capital gaúcha. Com cerca de 40 atrativos turísticos, o roteiro recebeu 12 mil visitantes desde seu lançamento, no final de 2005. A exposição será feita pela assessora técnica de planejamento turístico da SMTUR Vanessa Engester e pelo diretor da Divisão de Fomento Agropecuário da Secretaria Municipal de Produção, Indústria e Comércio, Antônio Bertaco.
A Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades é promovida pelas prefeituras de Porto Alegre e de Roma, Itália, em parceria com o Ministério das Cidades, Confederação Nacional dos Municípios, Governo do Estado e Caixa Econômica Federal e reúne, até sábado, 16, mais de 400 palestrantes. Mais de 30 instituições nacionais e internacionais apóiam a conferência, incluindo as três principais agências da Organização das Nações Unidas (Unesco, UN-Habitat e Undesa), Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Cidades e Governos Locais Unidos, Federação Latino-Americana de Cidades, Copesul e Gerdau.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 14/02/2008)