Nesta sexta-feira (15/02), 15, às 16h, o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Flávio Presser, fala sobre o Programa Integrado Socioambiental. A palestra acontece no auditório do prédio 7 da PUCRS, durante a programação da Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades.
O Dmae também participa com um estande onde os conferencistas podem conhecer as ações que estão sendo desenvolvidas na cidade, tirar dúvidas e assistir a vídeos institucionais. Sábado (16/02), último dia do evento, Presser também fará uma apresentação sobre o Programa Água Certa; a equipe de Educação Ambiental do Dmae participa de mini-curso, relatando experiências das atividades efetuadas.
Programa Integrado Socioambiental
O Pisa é resultado prático dos esforços da atual administração e da comunidade para efetivar um projeto que estava no papel há mais de sete anos. As obras que iniciaram em dezembro de 2007 no bairro Restinga representam o começo da ampliação do tratamento de esgotos, dos atuais 27% para 77% em cinco anos, devolvendo a balneabilidade do Lago Guaíba e melhorando a vida das comunidades estabelecidas em áreas de risco ao longo do Arroio Cavalhada. As negociações para o financiamento do programa começaram em 2000, ficando impossibilitadas devido ao déficit nas contas da prefeitura. Concretizam-se agora com recursos da Caixa Econômica Federal e BID.
Nova cara para Porto Alegre
Além da ampliação do tratamento de esgotos, iniciativa que representará mais saúde e qualidade de vida para os porto-alegrenses, o Pisa conta com ações sociais que incluem projeto de drenagem e reurbanização, programa de trabalho e renda e gestão ambiental, responsável pela preservação de parques naturais e monitoramento de nascentes.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 14/02/2008)