A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a regulamentação da exploração mineral em áreas indígenas partiu na noite de quinta-feira (13/02) para Roraima, Amazonas e Rondônia com o objetivo de conversar com os indígenas para saber o eles pensam sobre o projeto.
A Comissão Especial presidida pelo deputado federal Édio Lopes (PMDB) que está analisando o projeto, irá visitar nesta quinta-feira as comunidades de Surucucus e Auaris localizada no Estado de Roraima.
Além do parlamentar Édio Lopes a Comitiva é formada pelos deputados federais Eduardo Valverde (relator), Bel Mesquita (Vice-presidenta), Perpetua Almeida, Márcio Junqueira e João Almeida (membros).
Ainda participarão da visitas as terras indígenas em Roraima o General Eliezer Monteiro Filho, comandante da 1ª Brigada de Infantaria da Silva no Estado, e o Consultor Legislativo Luiz Miranda.
De acordo com o deputado Édio Lopes, a Comitiva seguirá um roteiro de visitas. Serão analisadas também outras realidades como a Mineração de Pitanga no Estado do Amazonas e em Rondônia os parlamentares federais vão visitar a terra indígena Roosevelt.
Esclarecimentos
"O momento é oportuno para esclarecimentos e análises. O projeto de lei nº. 1.610 de responsabilidade da Comissão busca a regulamentação reservando às comunidades indígenas de direitos e a nossa missão é para verificar "in loco", as possibilidades e as conseqüências do aproveitamento e exploração de recursos minerais em terras indígenas ouvindo cada comunidade", ressaltou o presidente da Comissão.
(Amazonia.org, 14/02/2008)