Motivado por denúncia da vizinhança, fiscal da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) notificou na manhã desta quinta-feira (14/02), um canil localizado na Rua Lopo Gonçalves, 253. No local havia 13 cães das raças Cocker, Pastor Alemão e Waimaraner, entre outros.
A proprietária do estabelecimento informou que o nome fantásia da futura empresa é Bicho Limpo, e que está encaminhando a documentação para regularização da prática comercial. O fiscal foi recebido pelo proprietário da casa que informou que a filha pega cães de ONGs e de amigas para abrigar em sua casa.
O fiscal da Smic esclareceu que o local passará por vistoria da equipe de zoonose da Secretaria Municipal da Saúde. Além disso, será necessária uma análise do Plano Diretor para realização do Estudo de Viabilidade Urbana (EVU).
A fiscalização notou que o ambiente de abrigo dos cães estava limpo, no local havia também um estoque de sacos de rações, remédios veterinários, xampus caninos e guias para cachorros. Conforme a legislação vigente, também será necessário um veterinário para ser responsável pela saúde dos animais. O Setor de Zoonose da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já informou à fiscalização da Smic que na próxima semana fará uma vistoria no local.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 14/02/2008)