O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) propôs a realização de um plebiscito para ouvir a população dos estados que compõem a bacia hidrográfica do São Francisco a respeito do projeto de transposição de águas do rio. O parlamentar disse também ser necessária a aprovação de uma emenda constitucional para garantir a sustentabilidade dos projetos de manejo das águas da região.
- Nos preocupamos com as incertezas de determinados projetos, pois há os que começaram e se tornaram obras inacabadas - declarou.
Valadares participou nesta quinta-feira (14/02) da audiência pública destinada a debater o Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. Na opinião do senador, as dúvidas a respeito desse empreendimento do governo federal também decorrem das informações sobre os números de metros cúbicos de água que serão utilizados. Lembrou que, de início, se falava que a transposição representava a retirada de 260 metros cúbicos de água por segundo, e que agora fala-se de 26 metros cúbicos.
- Isso gera, sem dúvida, uma incerteza quanto à proposta de se fazer a transposição - declarou.
(Por Geraldo Sobreira, Agência Senado, 14/02/2008)