O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) afirmou, durante audiência pública que discutiu, nesta quinta-feira (14/02), o projeto de transposição de águas do Rio são Francisco, que a discussão do assunto é "despropositada". Ele disse que, apesar de se discutir, desde 1847, formas de minimizar o problema de seca no Nordeste, o projeto do governo representa o primeiro investimento de recursos realizados com essa finalidade. Ele disse que a transposição é a primeira obra que poderá atender as carências de água da população nordestina.
Apesar de o senador reconhecer que o programa de transposição não resolve definitivamente a falta de água naquela região, em sua opinião, o problema será minimizado. Ele também ressaltou que o projeto não inviabiliza outros para o nordeste brasileiro.
Inácio Arruda ressaltou que garantir água para a população nordestina poderá contribuir para a manutenção das pessoas em suas cidades de origem. Tendo água, observou, elas não se dirigem a outros estados em busca de sobrevivência.
(Por Iara Farias Borges, Agência Senado, 14/02/2008)