A secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental (SMCQ) do Ministério do Meio Ambiente, Thelma Krug, participa nesta semana, em Tóquio, da VI Reunião Informal sobre Ações Futuras para o Combate à Mudança do Clima, co-presidida por Brasil e Japão, com a participação de vários países. "É a primeira vez que o MMA estará presente a esta reunião informal - que, à semelhança de outros encontros semelhantes a este, contribuem para distensionar as negociações oficiais e prover aportes para o processo multilateral", diz o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do ministério, Fernando Lyrio.
"Essas são formas de conhecer as particularidades de outros países com relação à interpretação de questões relativas às mudanças climáticas, e de desatar eventuais nós no processo negociador", completa. Ele explica que a agenda do evento foi construída com base no "mapa do caminho" - espécie de roteiro para nortear, até 2009, as negociações da segunda fase do Protocolo de Quioto - que resultou da Conferência da ONU sobre mudanças climáticas realizada em Bali, na Indonésia, em dezembro do ano passado.
Entre as questões levantadas estarão, entre muitas outras, a assistência da qual os países em desenvolvimento necessitarão, após a Conferência de Bali, para promover o desenvolvimento sustentável; os respectivos papéis a serem desempenhados por governos, organizações internacionais e o setor privado na mobilização de recursos para tal; e possíveis formas de mensurar, relatar e verificar eventuais ações levadas adiante por esses países.
(Por Grace Perpetuo, Ascom MMA, 12/02/2008)