Capão da Canoa entrou na era do biocombustível. Em um projeto desenvolvido em conjunto com a Ulbra, a Secretaria do Meio Ambiente do município está fazendo a coleta de óleo vegetal, posteriormente transformado no que é considerado o combustível do futuro, além de ser ecologicamente correto. Para isso, foi instalado um posto de coleta, que funciona na esquina da rua Pindorama com avenida Beira-Mar. Restaurantes da cidade podem levar o óleo vegetal que não usarão mais, assim como a população em geral, que também pode entregar ali o resíduo a ser descartado. O horário de coleta é sempre das 9h às 15h, de segunda-feira a domingo.
Conforme o secretário do Meio Ambiente e Planejamento de Capão da Canoa, Laércio Carvalho, os técnicos do município estão na fase de aprendizado, mas o convênio com a universidade já trouxe alguns benefícios. Carvalho destacou que a idéia está em fase de amadurecimento e, se tudo der certo, a intenção é produzir energia para a usina de reciclagem, em um primeiro momento.
'Num futuro, que espero seja breve, poderemos estar com a frota da prefeitura movida a biodiesel', prevê o secretário. Segundo dados da administração, cada litro de óleo ou gordura vegetal usado jogado em rios, ralos ou bueiros, polui perto de um milhão de litros de água. Em Capão, este resíduo fica depositado no fundo da lagoa, matando plantas e peixes. 'Com a coleta, é possível evitar a poluição', diz.
A bióloga Marisa Freitas, da Secretaria do Meio Ambiente, disse que este projeto é diferente do desenvolvido pela Petrobrás, que usa o produto in natura. Em Capão da Canoa, explica, o óleo usado pelas pessoas é reaproveitado. O município, hoje, comemora a adesão da população ao programa. Nos 23 dias de implantação, já foram coletados 964,6 litros de óleo vegetal, sendo 225,1 litros de residências (23,33% do total), 232 litros de quiosques (24,05%) e 507,5 litros de restaurantes (52,61%). A bióloga festeja que os veranistas e moradores da praia vêm tomando consciência da importância de preservação do meio-ambiente e buscam mais informações no posto de coleta. Também houve melhorias para os catadores do município e aumentou a coleta seletiva.
(Correio do Povo, 14/02/2008)