Produtores da Zona Rural da cidade receberam na manhã desta quarta-feira (13/02), cerca de 45 mil alevinos da prefeitura, através da Divisão de Fomento Agrícola da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic). A entrega aconteceu na Estrada Berico Bernardes, 2939, sede do Centro Agrícola Demonstrativo (CAD) da prefeitura.
A entrega dos alevinos foi um incentivo ao Projeto de Piscicultura desenvolvido no Extremo Sul da cidade. São quatros espécies de peixes: Carpa Capim, Carpa Húngara, Carpa Cabeça Grande e Carpa Prateada. Os produtores receberam instruções sobre a criação destes alevinos e os mesmo serão comercializados em eventos promovidos pela Smic, como a Feira do Peixe.
Nesta primeira fase, os piscicultores receberam esses 45 mil alevinos. A segunda fase do projeto será concluída ainda em fevereiro, totalizando 72 mil unidades. O projeto de abertura de tanques terá continuidade ao longo do ano, mediante contratação de mais de 500 horas/máquinas, a fim de atender os produtores inscritos.
Contrapartida
Os produtores beneficiados terão como contrapartida a entrega de 2% da produção para as escolas municipais, no Projeto de Segurança Alimentar e Nutricional na Alimentação Escolar da Smed. "O incentivo à produção rural e de peixes na Zona Sul é mais uma meta atingida pela prefeitura. O projeto de piscicultura é um forte elemento de complementação de renda dos produtores do Cinturão Verde da cidade", declarou o secretário da Smic, Idenir Cecchim.
Piscicultura
O Projeto da Divisão de Fomento Agropecuário da Smic visa a incentivar os produtores rurais a diversificar a sua produção rural, assim como aumentar a rentabilidade das propriedades, fixando a sua família na atividade primária.
A prefeitura, por meio da Smic, está investindo mais de R$ 150 mil em limpeza e abertura de tanques e aquisição dos alevinos. O projeto prevê a ampliação dos tanques para criação de peixes na tribo Guarani, na Lomba do Pinheiro. A iniciativa foi criada em 2005 e desenvolvida em 2006, já beneficiando 47 propriedades.
O Centro Agrícola Demonstrativo da Smic mapeou os piscicultores beneficiados e programou a utilização das máquinas para abertura e manutenção dos tanques. “Esse projeto está agregando valor a nossa propriedade. Hoje em dia um produtor não consegue trabalhar apenas com hortifrutigranjeiros, é preciso diversificar a produção”, conta a agricultora Alessandra Malinski.
A totalidade das propriedades recebeu a visita dos técnicos da EMATER/RS, para avaliação da situação dos tanques e condições para o recebimento dos alevinos.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 13/02/2008)