A criação de um ambiente de reflexão coletiva, debate e troca de experiências é o principal objetivo da Conferêncial Mundial sobre o Desenvolvimento das Cidades, que acontece de 13 a 16 de fevereiro em Porto Alegre. Vereadores da Capital participaram, na manhã desta quarta-feira (13/02), da abertura do evento, cujo tema é inovação democrática e transformação social para cidades inclusivas no século XXI.
O presidente do Legislativo Municipal, vereador Sebastião Melo (PMDB), fez parte da mesa de abertura oficial, ao lado do ministro das Cidades, Márcio Fortes, da governadora do Estado, Yeda Crusius, do prefeito José Fogaça, e de outras autoridades federais, estaduais, municipais e internacionais. Melo frisou que a Confêrencia Mundial sobre o Desenvolvimento das Cidades vem em um momento em que a cidade precisa de grandes transformações. "O debate está no DNA de Porto Alegre".
O prefeito Fogaça declarou que, ao decidir pela realização da Conferência, esteve sempre movido pelo desejo de aprender. "As cidades, nesse início de século XXI, passam a ser espaço privilegiado de inovação política e de transformação social". A governadora Yeda saudou a todos em nome do povo do Rio Grande do Sul: "Toda vez que uma reunião como essa é promovida, podemos ter segurança de que se celebra o desejo e a prática da paz". Márcio Fortes, destacou que seu ministério sempre procurou prestar toda a assistência para que a Conferência se realizasse. "O futuro tem que que ser planejado hoje", concluiu.
O Secretário Municipal de Coordenação Política e Governança Local Cézar Busatto ressaltou que "a Conferência nasceu sob o signo na pluralidade democrática", e lembrou em seu discurso que a Câmara Municipal de Porto Alegre representa no evento as câmaras de todo o Estado, e também o povo da Capital.
A Conferência terá uma série de palestras e debates durante os quatro dias, e acontece na PUC-RS. Mais informações no site http://www.cmdc2008.com.br/.
(Por Taidje Gut, Ascom CMPA, 13/02/2008)