Evento que inicia nesta quarta-feira (13/02), em Porto Alegre, vai abordar o desenvolvimento local em cidades e a sustentabilidade.
Porto Alegre, RS - Inicia nesta quarta-feira (13), em Porto Alegre, a “Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades - Inovação democrática e transformação social para cidades inclusivas do século 21”. O encontro acontece até sábado (16) no Centro de Eventos da PUCRS, reunindo mais de 500 intelectuais e personalidades de 30 países. Serão abordados aspectos do desenvolvimento das cidades, com apresentação de cases e experiências que conjugam democracia e inclusão social.
Dos quatro eixos principais do evento, dois debaterão a questão ambiental: Desenvolvimento Local em Cidades e Sustentabilidade e Cidade-Rede. Entre os vários pontos previstos para serem debatidos na Conferência, está o Programa Integrado Socioambiental (Pisa). Lançado em 2005, o Pisa pretende retomar a balneabilidade do Lago Guaíba num prazo de 20 anos. A previsão é que até 2012 o tratamento de esgoto na capital gaúcha aumente de 27% para 77%.
O trabalho iniciou em dezembro passado com as obras da rede coletora, na zona da Restinga e Ponta Grossa. O projeto está orçado em R$ 416 milhões e obteve financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Caixa Econômica Federal (CEF).
Em cada um dos quatro dias do evento, um tema entra em pauta: Direito à Cidade; Governança e Democracia em Cidades; Desenvolvimento Local em Cidades; Sustentabilidade e Cidade-Rede. Para permitir maior foco na abordagem, um comitê científico elaborou 40 perguntas que deverão ser respondidas pelos palestrantes durante a Conferência. A programação prevê ainda mais de 400 horas de debates, das 9h até as 21h, com a presença de aproximadamente 3.500 participantes.
Durante a conferência será formatado o lançamento do “Prêmio Cidades Inclusivas - Inclusive Cities Award”, uma espécie de Nobel das cidades. A iniciativa conjunta e inédita é das cidades de Porto Alegre e Barcelona, UN-Habitat, Unesco e CGLU. A intenção é premiar cidades comprometidas com a inclusão de todos os cidadãos, e não apenas as melhores práticas, políticas ou projetos.
A promoção do evento é das prefeituras de Porto Alegre e Roma, em parceria com o Ministério das Cidades, Confederação Nacional dos Municípios, Governo do Estado e Caixa Econômica Federal. Mais de 30 instituições nacionais e internacionais apóiam a conferência.
(EcoAgência, 12/02/2008)