Fortes chuvas voltaram a provocar vazamento da bacia de efluentes da empresa, em Canoas
A Fepam não constatou danos ambientais consideráveis no vazamento ocorrido nessa segunda-feira na Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) em Canoas. A ocorrência foi atendida pelo Serviço de Emergência Ambiental (Seamb), que constatou que as fortes chuvas voltaram a causar vazamento da bacia de efluentes da empresa, devido à entrada de água através de um canal pluvial que cruza a refinaria.
O vazamento arrastou uma fina lâmina de óleo, que passou pelas barreiras de absorção da Refap e seguiu para o Arroio Sapucaia. Após sobrevôo na região, o engenheiro químico Renato das Chagas, técnico da Fepam, concluiu que não havia maiores danos ambientais, porque a pequena quantidade de óleo vazada não ficou retida nas margens.
Não é a primeira vez que um acidente deste tipo acontece na refinaria. Em novembro de 2007, um transbordamento do sistema de efluentes líquidos destruiu parte da vegetação ciliar. Além da multa, no valor de R$ 37,7 mil, a Fepam solicitou, entre outras providências, estudo hidrológico com medidas de controle de vazão dos arroios Sapucaia e Guajuviras, e projeto de desassoreamento do arroio Sapucaia.
(Jornal NH, 12/02/2008)