Durante entrevista coletiva da Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades, na tarde desta terça-feira (12/02), o prefeito José Fogaça observou que o objetivo principal do evento, que se inicia nesta quarta (13/02), no Centro de Eventos da PUCRS, é a produção de conhecimento e a troca de experiências entre representantes de mais de 30 países.
Também participaram do encontro, o secretário municipal de Coordenação Política e Governança Local, Cézar Busatto, e os intelectuais Guido Bertucci, da Undesa, vindo de Nova Iorque; e da Unesco: Pierre Sané, de Paris e Vicent Defourny, do Brasil. Os palestrantes internacionais elogiaram a iniciativa da prefeitura em realizar um evento que permita a avaliação das melhores práticas de participação democrática, desenvolvimento social, respeito ao meio-ambiente e aos direitos humanos dos cidadãos.
"Porto Alegre está no mapa mundial por seu compromisso com a justiça social e pelo belo exemplo de engajamento da sociedade civil com a adminsitração do município", observou o francês Pierre Sané, diretor-geral da Unesco, em Paris.
Entre os temas abordados durante a entrevista, os participantes opinaram sobre questões como o crescimento das favelas nas cidades de grande e médio porte, o enxuto orçamento dos municípios para a implementação de políticas públicas e a participação efetiva dos cidadãos na gestão municipal. Em sua intervenção, Fogaça defendeu o arranjo federativo como alternativa para a obtenção de financiamentos e observou que grande parte dos programas, principalmente de erradicação da pobreza e combate a fome, depende da tripartite entre municípios, estado e governo federal. O prefeito destacou ainda, o modelo de Governança Solidária Local, que além de ampliar a participação democrática, produz um novo orçamento para o município, originário do engajamento e compromisso cívico das comunidades.
Fogaça falou também sobre a importância da parceria dos organismos internacionais apoiadores do evento, que irá reunir mais de 500 intelectuais e já conta com mais de 5 mil inscrições. "Porto Alegre está focada na aprendizagem e isso se dá pela troca de idéias e informações para aprendermos a enfrentar nossas dificuldades e maiores desafios", disse.
De acordo com o secretário Cézar Busatto, na Conferência serão abordados aspectos do desenvolvimento das cidades, com apresentação de cases e experiências que conjugam democracia e inclusão social. Ele explicou que o foco do evento não está na administração dos municípios, mas na cidade como um todo, especialmente no protagonismo de seus cidadãos. "Um governo nunca trabalha sozinho. É importante construir uma rede que promova a cidadania e aprofunde a democracia nas cidades", observou. Conforme o secretário cerca de 500 prefeituras do país irão participar do evento.
A Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades - Inovação democrática e transformação social para cidades inclusivas do século 21, acontece no Centro de Eventos da Pucrs, até o próximo sábado, 16. A promoção do evento é das prefeituras de Porto Alegre e Roma, em parceria com o Ministério das Cidades, Confederação Nacional dos Municípios, Governo do Estado e Caixa Econômica Federal. Mais de 30 instituições nacionais e internacionais apóiam a conferência, incluindo as três principais agências da Organização das Nações Unidas (Unesco, UN-Habitat e Undesa), Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Cidades e Governos Locais Unidos, Federação Latino-Americana de Cidades, Copesul e Gerdau.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 12/02/2008)