Os senadores se reunirão em Plenário, na próxima quinta-feira (14/02), às 9h, para debater o Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. O autor do requerimento de audiência pública, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), explicou que o debate tem o objetivo de esclarecer os parlamentares sobre o programa de transposição de águas do Rio São Francisco, que abrange sete estados.
A audiência, de acordo com requerimento aprovado na última quinta-feira (07/02), na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), será realizada em conjunto com as Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), Serviços de Infra-Estrutura (CI) e de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).
Estão convidados a discutir o projeto, além de diversas autoridades, especialistas em recursos hídricos, representantes de entidades de defesa do meio ambiente, bem como religiosos que vêm debatendo a questão. Deve participar do debate o bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, que no final de novembro do ano passado iniciou uma greve de fome que durou 23 dias, em protesto contra o projeto. Também foi convidada a atriz Letícia Sabatella, que integra o Movimento Humanos Direitos, entidade que vem se manifestando contrária à transposição.
Entre as autoridades convidadas estão o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima; o deputado e ex-ministro da mesma pasta Ciro Gomes (PSB-CE), em cuja gestão foi lançado o projeto; o secretário de Infra-Estrutura Hídrica do ministério da Integração Nacional, João Reis Santana Filho; e o deputado Marcondes Gadelha (PSB-PB).
Durante discussão do tema na reunião da CDH, ocorrida na reunião em que foi aprovado o requerimento de audiência pública, o presidente do colegiado, senador Paulo Paim (PT-RS), justificou o debate lembrando que as vantagens e as conseqüências da transposição ainda não são totalmente conhecidas.
(Agência Senado, 12/02/2008)