Representantes do Rio Grande do Sul participam, em Brasília, nesta terça e quarta-feira (12 e 13/02) da 2ª Oficina de Capacitação de Relatores e Sistematizadores Estaduais da III Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA).
O encontro acontece no auditório da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), promovido pelo Ministério do Meio Ambiente. Participam representantes de 22 Estados e do Distrito Federal, exceto Rondônia, que já recebeu treinamento, e Amapá, Ceará, Mato Grosso e Piauí, que já realizaram suas conferências em 2007.
Pelo RS foram a Brasília, os membros da Comissão Organizadora Estadual (COE) da etapa Rio Grande do Sul da CNMA, Maria Elisabete Farias Ferreira pelo setor governamental (SEMA), Ivo Lessa Silveira Filho, representando o setor empresarial (Farsul), Jorge Augusto Lemos Araújo (União Nacional dos Estudantes), representante da sociedade civil, além do coordenador de relatoria Wilson Godoi (Ibama) e a coordenadora de facilitação Carmem Franco (Fepam).
Os relatores são responsáveis pela sistematização das propostas resultantes dos debates locais e também pelo texto final que será enviado para a Conferência Nacional. Os facilitadores têm papel fundamental nas etapas do processo de discussão dentro dos Grupos de Trabalho das conferências.
A Etapa Estadual do Rio Grande do Sul da Conferência Nacional acontecerá nos dias 08 e 09 de março, em Porto Alegre. O quarto painelista da abertura da etapa gaúcha está confirmado. É o doutor em ecologia Rualdo Menegat, professor titular do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia da UFRGS. Os outros já anunciados são o pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Carlos Afonso Nobre, o glaciólogo Jeferson Cardia Simões (UFRGS) e a Secretária de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente e membro do conselho do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), Thelma Krug.
A Conferência Nacional está prevista para acontecer de 08 a 11 de maio na capital federal.
(Imprensa Sema/Fepam, 12/02/2008)