Projeto de reciclagem das embalagens Tetra Pak, com o uso da Tecnologia a Plasma, é eleito um dos 10 projetos brasileiros mais inovadores da última década São Paulo, fevereiro de 2008 – Uma pesquisa exclusiva da Revista EXAME realizada em parceria com o Instituto Monitor, de Micahel Portet, listou os dez projetos inovadores mais importantes da última década no Brasil. Dentre os eleitos, está o projeto de reciclagem das embalagens da Tetra Pak por meio da Tecnologia a Plasma.
A mais importante revista de negócios do país realizou um levantamento para descobrir as principais inovações com base em critérios como originalidade, resultados e impactos na empresa e no mercado. Foram 228 projetos inscritos por 112 empresas, sendo que apenas 25 deles foram selecionados. Destes, um grupo de conselheiros, formado por expoentes dos setores acadêmico e empresarial como Armínio Fraga (Gávea Investimentos), Ozires Silva (ex-presidente da Embraer), Roberto Lotufo (Inova/Unicamp) e Roberto Giannetti da Fonseca (Fiesp), elegeram os dez mais relevantes.
"É com grande satisfação que recebemos a notícia de que o nosso projeto, depois de tantos anos de trabalho, é considerado um dos mais inovadores. É resultado de investigação, desenvolvimento e muito esforço de uma equipe altamente qualificada em uma empresa comprometida com a sustentabilidade", ressalta Fernando von Zuben, diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak Brasil.
Inovação
A partir da necessidade de reaproveitar as embalagens após o consumo ao invés de descartá-las, a Tetra Pak criou um reator, que funciona como um jato de energia, para separar o plástico do alumínio. Os lingotes de alumínio voltam para a fabricante Alcoa, enquanto o plástico é transformado em parafina e vendido. "Fechamos todo o ciclo de vida da embalagem", explica Fernando von Zuben. Com esta tecnologia, a Tetra Pak também cria novas fontes de receita e geração de empregos. "A tecnologia de reciclagem a Plasma melhorou o preço das embalagens para as cooperativas de catadores. Isso aumentou o interesse pela embalagem pós-consumo e, conseqüentemente, sua reciclagem", completa o executivo.
A planta de reciclagem de embalagens da Tetra Pak, por meio da tecnologia de Plasma, foi inaugurada em 2005. Sua construção é resultado de uma parceria entre as empresas Tetra Pak, Klabin, Alcoa e TSL Ambiental. O destaque na pesquisa EXAME/ Monitor reflete a importância de um projeto que não seja apenas inovador, mas que seja absorvido pela empresa e traga benefícios múltiplos para todos os seus públicos.
Veja a matéria completa no site da Exame.
(Envolverde/Assessoria, 12/02/2008)