Em audiência no Palácio Piratini com a governadora Yeda Crusius, o deputado Rossano Gonçalves (PDT), acompanhou a apresentação dos projetos do Grupo Fortuny, da Espanha, que pretende construir três parques eólicos no Rio Grande do Sul.
"É um investimento importante para a região, são cerca de US$ 500 milhões na primeira fase o que vai proporcionar três mil empregos diretos e indiretos, além da capacidade de geração de até 223 MW (megawatts)", destacou o parlamentar. Rossano Gonçalves, sentiu um grande entusiasmo por parte da governadora Yeda Crusius, que está determinada a acompanhar a tramitação dos projetos junto ao Ministério de Minas e Energia, pessoalmente. Segundo Fernando Tamayo, diretor do Fortuny, os empreendimentos serão implantados nas cidades de Jaguarão, Santana do Livramento e Piratini. Os direitos sobre os projetos, foram adquiridos em dezembro de 2007.
Para o deputado Rossano Gonçalves, que vem trabalhando forte na busca de novos investimentos para a região, a união de todas as forças políticas é fundamental para a consolidação de uma nova matriz industrial que possibilitará o desenvolvimento da Fronteira Oeste e Metade Sul. Como Presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais o deputado vem realizando audiências públicas para debater novos empreendimentos para a região e as desigualdades que marcam o bloco econômico do Mercosul.
Participaram do evento os prefeitos Wainer Machado de Livramento, Francisco Luçardo, Piratini , Henrique Edmar Knoor Filho de Jaguarão, vereadores, lideranças políticas e empresariais da região.
Na próxima terça-feira (19/02), o deputado Rossano Gonçalves, vai ocupar o grande expediente na Assembléia Legislativa, para destacar a 18ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz. A produção de arroz, alimenta quase a metade do planeta todos os dias e apresenta um impacto positivo para o meio ambiente.
(Por Milton Cardoso, Agência de Notícias AL-RS, 12/02/2008)