Está em consulta pública até o dia 28 deste mês a minuta do edital do leilão para a concessão da usina hidrelétrica de Jirau, a segunda no rio Madeira. A proposta foi aprovada ontem pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O leilão está marcado para as 10 horas, no dia 09 de maio, e será realizado em ambiente fechado na sede da Aneel, em Brasília, da mesma forma como aconteceu com a usina de Santo Antonio em 10 de dezembro de 2007. A operacionalização do leilão será realizada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE.
As empresas poderão formar consórcios para participar do leilão e as regras são praticamente as mesmas da usina de Santo Antonio, ganha quem oferecer a menor tarifa. Os limites de participação de construtoras e fornecedores juntos, em 40%, na fase do leilão, foi mantido.
A usina de Jirau, que terá capacidade de 3.300 megawatts (MW), será construída no município de Porto Velho, em Rondônia. Ele deverá começar a gerar energia em 2013, data prevista para a entrada em operação da primeira turbina. Os grupos participantes disputarão a outorga da concessão e a comercialização da energia.
(Mônica Tavares,
O Globo Online, 12/02/2008)