O maior encontro de ministros do Meio Ambiente desde o importante avanço sobre a mudança climática realizado em Bali, acontecerá este mês em Mônaco, sob o tema “Mobilização de Fundos para a Mudança Climática”. Mais de cem ministros de todas as partes do mundo foram citados para o Fórum Ambiental Mundial em Nível Ministerial (GMEF) – o fórum mundial para ministros do meio ambiente – junto às principais personalidades da indústria, economia, ciência, governo local, sociedade civil, sindicatos e entidades intergovernamentais.
Entre elas figuram Tulsi Tanti, diretor administrativo da companhia indiana de energia eólica Suzlon; Yvo de Boer, secretário-executivo da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática, e Juan Somovia, diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho. Outras personalidades-chave incluem Gunter Pauli, empresário e fundador da iniciativa educativa Zero Emissions Research and Initiatives e especialista em soluções da natureza diante dos desafios ambientais, e James Cameron, fundador do Climate Change Capital – um grupo de bancos investidores que se especializa em financiar economias de baixo consumo de carvão, e Fernando Ibáñez, gerente-geral da Saguapac, uma das maiores e de maior sucesso cooperativas do mundo.
Junto a eles estará V. Ramanathan, do instituto de Oceanografia Scripps e especialista no desafio emergente do “escurecimento global”. O professor Ramanathan dirige a equipe de pesquisa do Atmospheric Brown Cloud (Nuvem Marrom Atmosférica) que realiza investigações vanguardistas sobre as relações existentes entre a fuligem na atmosfera e os impactos climáticos novos; estes incluem o degelo acelerado de geleiras, redução no rendimento das colheitas e mudanças nos padrões de chuva de Monção.
Os delegados participarão da Décima Sessão Especial do Conselho de Administração/Fórum Ambiental Mundial em Nível Ministerial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) em Mônaco, de 20 a 22 deste mês. Achim Steiner, subsecretário-geral da ONU e diretor-executivo do Pnuma, afirmou: “A última reunião do convênio climático divulgou o Plano de Ação de Bali. Esta é a rota que seguem mais de 190 países com a finalidade de entregar um novo acordo que seja decisivo em Copenhague em 2009”.
(Envolverde/PNUMA, 12/02/2008)