Seqüência de tremores não teve registro de vítimas até o momentoUm terremoto de 5,1 graus na escala Richter ocorrido nesta segunda-feira na Baixa Califórnia, noroeste do México, obrigou a suspensão das aulas em cerca de 900 escolas da capital do Estado. O governador José Guadalupe Osuna Millán ordenou o fechamento depois que o tremor voltou a ser sentido em grande parte da região, conforme confirmaram autoridades da Defesa Civil. As mesmas fontes informaram que em Tijuana (fronteira com o Estado americano de San Diego) alguns escritórios municipais foram evacuados, como precaução, enquanto em Mexicali, capital do Estado, diversos edifícios governamentais e escolas foram evacuados. Os locais serão avaliados para se saber se houve dano estrutural.
O governador teve que adiar durante quase meia hora um evento no qual informaria sobre o avanço do programa Cem Ações, que anunciou para seus primeiros cem dias de governo, que se concluíram hoje. O terremoto que causou temor entre os mexicanos teve seu epicentro a 23 quilômetros ao sul de Guadalupe Victoria, localidade de Baixa Califórnia, na zona onde se encontra a Falha de Colina Prieto, com cinco quilômetros de profundeza.
O primeiro movimento terrestre, que deixou danos leves em algumas estruturas em escolas e edifícios públicos, ocorreu na sexta-feira passada, com uma intensidade de 5,5 graus, seguido de mais de uma centena de tremores entre três e quatro graus. Por outro lado, o Serviço Sismológico Nacional informou que hoje em Chiapas, ao sul do país, que faz fronteira com a Guatemala, registrou-se um sismo de 4,8 graus Richter a 35 quilômetros da localidade de Arriaga, no litoral do Pacífico mexicano, sem vítimas até o momento.
(
Diário Catarinense, 12/02/2008)