Durante operação do Ibama, que se iniciou na manhã desta segunda-feira (11/02), mais de 20 mil metros cúbicos de madeira em tora foram vistoriados em três empresas do município de Tailândia, localizado no nordeste do Pará. A ação é uma parceria entre o Ibama, Sema, Sefa Polícias Civil e Militar, que disponibilizaram 130 fiscais e policiais, além de 30 veículos para a operação.
De acordo com o chefe substituto da Fiscalização do Ibama no Pará, Alex Lacerda, a ação no município está sendo realizada por causa do grande número de serrarias na localidade. Alex informa que são cerca de 140 serrarias e comércios de madeira na localidade. “É o motivo pelo qual estamos atuando na cidade com um número tão grande de fiscais e policiais”, afirma.
A ação, que durará mais dias, faz parte do Planejamento de Combate ao Desmatamento na Amazônia Paraense, do Ibama. Representantes do instituto e de seus parceiros estão reunidos em Belém para definirem as demais ações no decorrer de 2008, assim como apontar as dificuldades identificadas em 2007. Com isso, pretende-se alcançar melhores resultados nos trabalhos a serem realizados.
(Por Luciana Almeida, Ascom Ibama/PA, 11/02/2008)