O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, afirmou nesta segunda-feira (11/02) esperar que o Conselho Nacional de Biossegurança aprove a comercialização do milho transgênico. Stephanes, que é relator do processo, declarou que vai votar pela aprovação nesta terça (12/02).
“Eu espero que seja aprovado. Eu sou o relator e meu voto é favorável”, disse em São Paulo, após se reunir com empresários na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O ministro ainda ressaltou que acredita ter apoio dos outros membros do conselho para aprovar a demanda.
No ano passado, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou o plantio e comercialização de três variedades de milho transgênico. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apresentaram recursos contra a liberação de duas variedades de milho, o da Bayer e o da Monsanto.
Os recursos estavam na pauta de discussão da reunião do último dia 29 do conselho. A decisão, no entanto, foi adiada para esta terça (12/02).
(Por Bruno Bocchini, Agência Brasil, 11/02/2008)