Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Nicolas Sarkozy, reúnem-se hoje (12/02) em São Jorge do Oiapoque, na Guiana Francesa, para discutir cooperação nas áreas de biocombustíveis, nuclear, ambiental, militar e de infra-estrutura.
O encontro será às 11h, na prefeitura da cidade. Logo após, os dois chefes de Estado seguem para o Campo Bernet do 3º Regimento Estrangeiro de Infantaria, às margens do Rio Oiapoque, onde devem lançar a pedra fundamental da ponte que ligará a Guiana Francesa ao estado do Amapá.
Com 400 metros de extensão e orçada em R$ 38,6 milhões, a construção da ponte vai beneficiar as populações ribeirinhas da região. A inauguração da obra está prevista para 2010.
Na visita de pouco mais de quatro horas ao país vizinho, Lula será ainda homenageado com um almoço oferecido pelo presidente francês. Depois, acompanhado do ministro da Defesa, Nelson Jobim, ele deixa São Jorge do Oiapoque com destino à 1ª Companhia de Fuzileiros da Selva de Clevelândia, já em território brasileiro, aonde vai se encontrar com lideranças locais.
A comitiva presidencial permanece no Amapá até as 17h20, quando embarca para Brasília.
(Agência Brasil, 12/02/2008)