Cientistas americanos e canadenses criaram uma espécie de joelheira que pode gerar eletricidade suficiente para carregar um telefone celular ou qualquer outro aparelho portátil, segundo estudo publicado na revista Science. O aparelho, sobre o qual se instala um pequeno gerador, utiliza a energia da segunda etapa de um passo, no momento em que a perna vai para trás.
Os autores do estudo divulgado na quinta-feira comparam o método aos veículos que funcionam com motores híbridos abastecidos por eletricidade produzida em parte através da reciclagem da energia da freagem. "Hé energia suficiente em diferentes partes do corpo que pode ser recuperada, e pode ser utilizada para gerar eletricidade", explica Arthur Kuo, professor associado de engenharia mecânica da Universidade de Michigan em Ann Arbor e um dos autores do estudo.
Nos primeiros testes, voluntários equipados com um protótipo em cada perna geraram um impulso elétrico de cinco watts, apenas caminhando normalmente. A energia obtida deste modo permitiria, ao fim de um minuto, alimentar um telefone celular para dez minutos de ligação, segundo o trabalho.
O protótipo pesa cerca de 1 kg, mas os pesquisadores esperam fabricar um modelo muito mais leve antes de realizar novos testes. Seria uma inovação bastante útil para alpinistas e soldados, por exemplo, sugerem os autores.
(
AFP, 08/02/2008)